top of page

PALESTRANTES

Alexandra Bujokas de Siqueira

Graduada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (1991-1994), fez mestrado em Educação pela Unesp (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar pela mesma universidade (2001-2005). Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University (Inglaterra). Foi pesquisadora visitante do London Knowledge Lab do Instituto de Educação da Universidade de Londres (2011-2012). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde ministra disciplinas sobre leitura crítica da mídia (bacharelado em Serviço Social) e uso de mídias na educação (licenciaturas em História e Geografia) . É docente permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, na linha de pesquisa "Formação de professores e Cultura Digital" e coordena o Laboratório de Mídia-educação. É bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig.

Claudemir Edson Viana

"Sou professor Dr. do curso de Licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Ciências da Comunicação (2000) e doutorado em Ciências da Comunicação (2005) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Atua como pesquisador da Universidade de São Paulo no LAPIC (Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação) de 1996 a 2010, e desde 2001 sou pesquisador colaborador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP. Fui Diretor Acadêmico da Faculdade de Educação e Cultura Montessori(FAMEC) de 12/1997 a 111/ 2008, e presidente do Conselho Editorial da Revista Científica da FAMEC de 2002 a 2008 . Tenho experiência em docência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea (Ensino Básico e Superior); em Teoria da Comunicação e em Educomunicação no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, comunicação e educação, infância, comunicação social e cibercultura. Sou avaliador do INEP/MEC para Reconhecimento de Cursos de graduação em Comunicação Social a partir de 2007. Integro o Comitê Científico da Track Game & Culture (SBGames - Sociedade Brasileira de Games), na área de Games e Educação, desde 08/2009. Fui o criador e coordenador da Rede Social Educativa Minha Terra, projeto do Portal Educarede, de 2007 a 2011. Atuei por 7 anos como líder de projetos educativos na Internet e formador de educadores pelo CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação. Fui orientador de monografias no curso de Especialização do Proinfo-MEC/ECA-USP "Mídias na Educação" (2011-2013). Sou Secretario Executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom) e integrante do grupo de especialistas em Internet & crianças/adolescentes do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Atual coordenador do NCE-USP - Núcleo de Comunicação e Educação da USP."

Raquel Pacheco Mello Cunha

Professora Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa, onde leciona no Departamento de Ciências da Comunicação, na área da Linguagem Audiovisual. É doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH|UNL  Universidade Nova de Lisboa em regime de co-tutela com o IACS|UFF  Universidade Federal Fluminense com a tese Cinema e Educação. Estudos de Caso no Brasil e em Portugal, tendo sido bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Estudo dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Federal Fluminense, instituição onde também se licenciou em Ciências da Comunicação, na variante de Cinema e Audiovisual. É também investigadora do CICS.Nova Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e colaboradora da associação Os Filhos de Lumière. As suas principais áreas de investigação são a educação audiovisual, o cinema e educação, o estudo dos media e a literacia mediática (em particular a educação para os media). É autora do livro "Jovens Media e Estereótipos. Diário de Campo de uma Escola Dita Problemática e de vários capítulos de livros e artigos científicos, alguns dos quais indexados. Atua desde 1996 como profissional e educadora na área do cinema e do audiovisual e é também diretora da Rede Media e Literacia.

Robson Laverdi

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (1995), mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (1998) e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense-UFF (2003). Realizou estágio de pós-doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2010), quando contribuiu na docência da pós-graduação. Entre os anos 19997 e 2012 foi professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, quando atuou junto à graduação e ao Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais. Naquela instituição coordenou por vários anos o Centro de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná. Hoje é professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG e atua na docência/pesquisa/extensão na graduação e como investigador vinculado à Linha de Pesquisa Sujeitos e instituições: saberes e práticas junto ao Programa de Pós-Graduação em História, Culturas e Identidades, onde é vice-coordenador. Nestes âmbitos (co)coordena o Laboratório de Pesquisa Memória, Cultura e Natureza. Desde 2013 desenvolve pesquisa continuada sobre Memória, Oralidade e Cultura Ordinária, a partir da qual participa do Núcleo de História Oral da Incubadora de Empreendimentos Solidários IESOL/Programa de Extensão Permanente da UEPG. É sócio da Associação Brasileira de História Oral desde 2007, tendo feito parte de sua diretoria na gestão 2012-2014; e desde 2010 da Red Latino-americana de História Oral, em que colabora com a representação brasileira. Desenvolveu atividades como professor visitante na Universidad Nacional de San Juan Bosco (Patagônia/Argentina, 2008), na Universidad de Buenos (Argentina, 2009), Univesidad de la República (Uruguai, 2014). Participa como pesquisador/colaborador da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural. Gênero e Fronteiras", na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Lucimara Cristina de Paula

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Educação Escolar [Araraquara] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação (2011), realizado na Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação Inicial e Contínua de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Paulo Freire, Formação de Educadores e Ensino Fundamental.

Nelson Silva Junior

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008).É doutorando pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Ensino de Ciência e Tecnologia. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, ensino, educação, cinema, produções artísticas. Foi chefe do Departamento de Artes entre 2011 e 2015 e foi coordenador dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Também foi coordenador da Galeria de Artes PROEX da Universidade Estadual de Ponta Grossa de 2008 a 2009.

Érico Ribas Machado

Professor Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES/UEPG. Membro da Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo na área - Estado, Educação e Sociedade, em 2014, com bolsa CNPq, com período de estágio na UNED-Madrid-Espanha, com bolsa CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2010, com bolsa CNPq. Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR em 2007.

Talita Moretto

Mestre em Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal (2016), Pós-Graduada em Tecnologias na Aprendizagem pelo Senac de São Paulo (2011) e Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-2006). É idealizadora e diretora do Sala Aberta (www.salaaberta.com.br). Foi, por 9 anos, coordenadora de Programa Jornal e Mídias na Educação Vamos Ler (www.vamosler.com.br). Sua experiência na área da comunicação e educação iniciou em 2008, desde então, atua diretamente com professores e estudantes de Ensino Fundamental e Médio orientando sobre o uso de mídia e novas tecnologias na educação por meio de aulas, cursos, workshops e palestras. É tutora em cursos a distância de formação de professores e professora no ensino superior na área de humanas. Escreve como colunista para o portal NET Educação

Ana Gabriela Simões Borges

Pedagoga, Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atua como Superintendente no Instituto GRPCOM, desenvolvendo projetos de educação e comunicação para professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o Paraná. Integrante do Grupo de Estudos em Pedagogia, Complexidade e Cibercultura.

Representantes do Projeto De Criança Para Criança

 

Já imaginou se os desenhos animados destinados às crianças fossem criados pelas próprias crianças? Pois essa é a ideia deste projeto "De criança para criança", criado a partir do que a meninada têm de mais especial: a imaginação. Mais do que desenhos, nascem histórias. Essas histórias, são animadas e transformadas em historinhas, com o roteiro inspirado nos desenhos feitos pelas próprias crianças. E, através de um diálogo lúdico e universal, elas poderão ver seus desenhos, exatamente como foram criados, ganharem vida na tela!

bottom of page