top of page

PROJETOS INDICADOS

CINEMAS E TEMAS

O Cinemas e Temas é um projeto de extensão e pesquisa, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Augusto Steyer, do Departamento de Letras Vernáculas. Tem como integrantes atualmente professores, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação em Letras da UEPG.

TELA ALTERNATIVA

O projeto de extensão universitária 'Tela Alternativa', desenvolvido, desde 2005, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), propôe uma atividade de prestação de serviço voltada para os acadêmicos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SECIHLA), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e a comunidade pontagrossense em geral, como o propósito de possibilitar uma compreensão de algumas tendências do cinema mundial, e de sua eventual relação com a literatura, através da discussão de filmes de cinematografias que se afastam, temática e estilicamente, do cinema hegemônico norte-americano contemporâneo.

LENTE QUENTE

O projeto produz, difunde e desenvolve boletim informativo digital diário com foto-legenda dos principais momentos da cena culturalem Ponta Grossa, com vistas a fortalecer o teor informativo e, portanto, qualificar o campo cultural no município. Pelo projeto, registra-se em imagem manifestações e aspectos do circuito cultural local. Procura-se oferecer o serviço de um banco de imagens regularmente atualizado dos acontecimentos ligados a atores, espaços e iniciativas do campo cultural.O projeto contempla demandas do setor cultural ponta-grossense, expressas tanto na baixa regularidade ou mesmo inexistência de informação periódica (e pública) do circuito cultural, quanto na dificuldade de registro e arquivo midiático das manifestações diversas e crescentes da área – na forma de evento, apresentação, performance, iniciativa, sociabilidade ou ocupação do espaço urbano.

FOCA FOTO

O projeto Foca Foto foi oficialmente criado na UEPG em 2010, resultado do esforço de uma equipe de professores, alunos e técnicos da universidade. Nos primeiros anos de existência procurou ampliar o conhecimento da fotografia nas áreas técnicas e teóricas, estimulando os alunos a aprimorar a prática fotográfica e a desenvolver a criatividade na área. Nesse primeiro momento, o grupo já se preocupava com a cobertura jornalística, a produção de exposições, saídas de campo e a despertar o interesse pelos trabalhos de caráter social. Nos dois últimos dos anos, este trabalho passou a ter mais força e os estudantes começaram a ver a importância da extensão no seu cotidiano, tendo como lema a questão “Universidade Pública tem um papel social a cumprir”. Este é um dever que não pode ser esquecido. 

TELEVISANDO

Criado em 2008, o Televisando é um projeto de educação e comunicação, que busca promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para a construção da cidadania. Todos os anos, o projeto define uma temática para ser trabalhada e leva o assunto às salas de aula por meio de reportagens produzidas e exibidas pela RPC. A proposta é colocar a força da televisão a serviço da educação e mobilizar educadores, educandos e familiares para soluções éticas, sustentáveis e transformadoras. Desenvolvido em parceria entre RPC, Instituto GRPCOM, Secretarias de Educação e Instituições de Ensino Superior, o Televisando propõe iniciativas de reflexão e ação que contribuem com a formação crítica de crianças e jovens, alunos do Ensino Fundamental 1, com idade entre seis e dez anos, de escolas públicas de 42 municípios do Paraná. Além de dar subsídios para que os temas sejam trabalhados de forma pedagógica em sala, o projeto oferece um programa de formação continuada para os professores certificado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Ou seja, além de ampliar as possibilidades para o desenvolvimento do projeto, contribui para a progressão de carreira do docente.

DE CRIANÇA PARA CRIANÇA

O projeto de De Criança para Criança é uma plataforma interativa de criação de histórias em vídeo, onde as crianças podem enviar sua história, seus desenhos e a narração para criar uma história em vídeo de forma colaborativa, saiba como participar visitando o site do projeto.Já imaginou se os desenhos animados destinados às crianças fossem criados pelas próprias crianças? Pois essa é a ideia deste projeto "De criança para criança", criado a partir do que a meninada têm de mais especial: a imaginação. Dali, mais do que desenhos, nascem histórias. Essas histórias, são animadas e transformadas em historinhas, com o roteiro inspirado nos desenhos feitos pelas próprias crianças. E, através de um diálogo lúdico e universal, elas poderão ver seus desenhos, exatamente como foram criados, ganharem vida na tela!

SALA ABERTA

Idealizado e dirigido pela especialista em mídia e tecnologias na educação, Talita Moretto, o SALA ABERTA é um espaço de compartilhamento de informações, materiais e recursos, e também um ambiente de ensino voltado para a formação de profissionais da educação. Nosso objetivo é dar suporte às instituições, organizações e grupos que atuam na área educacional, oferecer formação aos professores para que consigam adequar sua metodologia de ensino ao perfil do aluno atual, e também motivar que a criatividade seja incentivada dentro das escolas. Acreditamos que favorecendo a elaboração e o desenvolvimento de projetos criativos e práticas inovadoras é possível formar alunos mais críticos, participativos e conscientes do seu papel na sociedade. A proposta é “abrir a porta”, aceitar novas metodologias, novas ideias, novos conceitos, novas vozes, novas experiências que, unidas, podem contribuir na construção de redes de aprendizagem.

FISSURA

 

O Projeto existe desde 2015. Ele faz parte da Iniciação Científica da Faculdade Sant'Ana e é organizado por acadêmicos e egressos do curso de Licenciatura em Filosofia, que tiveram a ideia de relacionar Cinema e Filosofia. O projeto surgiu de duas formas: primeiro com um grupo de estudos sobre essa relação; segundo com sessões abertas ao público, aliando uma certa teoria à prática ao receber as percepções da platéia. Hoje os organizadores são Vinicius Costa e Charles Dantas (egressos) e Gabriel Martins e Alfredo Doll (acadêmicos do curso de Filosofia).

bottom of page